Início » Harmonização Facial guiada: saiba como a ultrassonografia pode diminuir e ajudar na resolução de intercorrências
Harmonize-se

Harmonização Facial guiada: saiba como a ultrassonografia pode diminuir e ajudar na resolução de intercorrências

Harmonização Facial guiada: saiba como a ultrassonografia pode diminuir e ajudar na resolução de intercorrências
imagem: Divulgação

Cirurgiões dentistas especializados explicam como harmonização orofacial com o auxílio de ultrassom os ajudou em seus consultórios

A popularização da harmonização facial e a adesão de celebridades aos conjuntos de procedimentos que buscam uma simetria dos contornos do rosto não são mais novidades para ninguém. Por outro lado, da mesma forma que cresce o número de busca por esses procedimentos e profissionais especializados, também surgem casos que se tornaram conhecidos devido às intercorrências ao realizar preenchimentos ou qualquer outro procedimento relacionado à harmonização facial. Sendo assim, a tecnologia avança todos os dias para encontrar métodos que evitem intercorrências. Uma dessas inovações é a incorporação de aparelhos de ultrassonografia com doppler, principalmente durante os procedimentos de preenchimento. Desta maneira, contribui para o aperfeiçoamento do tratamento, tornando-o mais exato e mais eficiente, visto que a ferramenta serve para verificar vasos sanguíneos, direção e velocidade de fluxo.

Temos poucos profissionais especializados trabalhando com Ultrassonografia Facial. Dentre os Cirurgiões-Dentistas, a Dra Flávia Bustamante é pioneira na incorporação desta metodologia diferenciada no Rio de Janeiro. A cirurgiã dentista volta e meia expõe casos que atende de intercorrências oriundas de procedimentos estéticos em seu Instagram. “Quem trabalha com harmonização facial precisa realmente abraçar a causa, se doar, saber planejar, diagnosticar e principalmente tratar qualquer evento adverso que possa acontecer pois, quem faz não está livre, pode acontecer, porque, por mais que saibamos a anatomia local, existem variações” explicou. A Dra também contou sobre um caso específico em que a ultrassonografia foi essencial para resolver a intercorrência. “A paciente havia realizado um preenchimento labial, teoricamente com ácido hialurônico, mas o material que encontramos no local foi o PMMA. Após a realização do exame de Ultrassonografia, eu, Dr. Fabio Barros e Dra Carolina Peron, realizamos o diagnóstico e o processo de remoção do material de forma permanente”. A doutora explicou o caso em seu Instagram, expondo imagens, enfatizando o antes e o depois da paciente após o tratamento. E também faz um alerta àqueles que têm interesse em realizar procedimentos relacionados, “tomem muito cuidado com o local onde vocês vão realizar seus procedimentos estéticos, sua saúde não tem preço” enfatizou.

Ainda que o auxílio do aparelho de ultrassom seja uma metodologia diferenciada e que, para além de facilitar o trabalho do profissional de odontologia, também garante maior qualidade ao paciente, apenas dois cirurgiões-dentistas no Rio de Janeiro, o utilizam diariamente nos seus consultórios, a Dra.Flávia Bustamante e Dr.Fabio Barros e a Dra Carolina Peron, em Niterói.

O cirurgião dentista, especializado em harmonização facial, também expressou como o auxílio do aparelho de ultrassonografia o ajudou nos tratamentos que realiza em seu consultório: “é uma tranquilidade para o profissional que trabalha com injetáveis, saber com exatidão onde o produto está sendo inserido. Com o ultrassom não precisamos mais trabalhar às cegas, no consultório utilizo para quase todos os casos”. Segundo o Dr.Fabio Barros, a principal vantagem é a diminuição dos riscos de intercorrências ao realizar os tratamentos. “A ultrassom tornou possível mapear as principais regiões de risco. Além disso, também facilita a identificação das diferenças anatômicas e possibilita a inserção exata do material preenchedor” explicou Fabio Barros que, além de especialista em Harmonização Facial, também tem o título de especialista em Radiologia Odontológica.

A ultrassonografia permite a avaliação de todas as camadas da pele, músculos e vasos sanguíneos, contribuindo com o diagnóstico clínico de patologias. De acordo com o Dr.Fabio Barros, a demanda por procedimentos estéticos que buscam a harmonização facial cresce a cada dia nas clínicas, mas, assim como a Dra Flávia Bustamante, alerta para a qualidade e capacitação dos profissionais que realizarão estes processos cirúrgicos. “A Odontologia tem avançado muito nos últimos anos, os dentistas conhecem detalhadamente toda a face, o que possibilita cada vez mais o refino e qualidade nos tratamentos. Mas também é muito importante que o paciente, no momento da seleção do profissional, busque alguém com qualificação e experiência, não basta o profissional saber executar, ele precisa saber resolver casos de intercorrências, caso ocorra”, esclareceu.

Quais são os profissionais aptos a realizar procedimentos de harmonização orofacial

O profissional de odontologia especializado em harmonização orofacial é aquele que está habilitado a realizar técnicas e procedimentos com a finalidade de equilibrar e estruturar não apenas a função oral, mas também estética. Deste modo, torna a estética facial do paciente mais agradável e equilibrada, aprimorando certos pontos do rosto, ocasionando até mesmo rejuvenescimento da pele, elevando a autoestima pessoal do paciente.

A harmonização orofacial como especialidade odontológica encontra-se devidamente regulamentada pelo Conselho Federal de Odontologia (Resolução 198/2019).

Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Informe se quer enviar pautas.